| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Manto superior

Page history last edited by joanab 13 years, 3 months ago

 

Onde se encontra o manto superior?

 

   O manto superior inicia-se na descontinuidade Mohorovicic, a qual sob a crosta oceânica está a uma profundidade média de 5 a 10 km e sob a crosta continental a profundidades que vão de 30 km em regiões cratônicas, podendo chegar a 80 a 100 km sob as cordilheiras. Em zonas de subducção, ao longo da Zona de Benioff, estas profundidades podem ser bem maiores.

 

   É constituído por uma rocha denominada peridotito, formada essencialmente por olivina, dizendo-se que esta zona do manto é predominante.

   Um estudo detalhado da propagação das ondas P e S, próximo da base da litosfera, revela que entre

os 100 e os 200 km de profundidade, sobretudo sob os oceanos, a velocidade das ondas S decresce

abruptamente, onde se designa esta zona, por zona

 de baixa velocidade. A zona de baixa velocidade não está nitidamente definida, uma vez que não há superfícies de descontinuidade evidentes a limitá-la e não se observa em todos os locais. A diminuição da velocidade nesta zona do manto superior é explicada porque, a essa profundidade, considerando as condições de pressão, a temperatura aproxima-se do ponto de fusão de alguns minerais.

 

 

 

                                                                                      Fig.1-Localização do Manto Superior

 

 

Temperatura:

 

As temperaturas variam entre os 100ºC (perto da crosta) e os 3,500ºC (perto da zona do núcleo). 

 

 

Viscosidade:

 

A viscosidade no manto superior varia entre 1.021 e 1.024 Pa/s, dependendo da profundidade. Portanto, o manto superior desloca-se muito lentamente, comportando-se simultaneamente como um sólido e como um líquido de alta viscosidade. Isto explica o lentíssimo movimento das placas tectónicas.

 

 

Densidade:

 

A densidade aumenta linearmente de 3,4 a 4,6.

 

 

 

 

 

   

Fig. 2-Joana Barroso                                                          Fig.3- Sérgio Sousa

 

 

 

Voltar á página inicial

 

 

 

 

 

Comments (1)

joanab said

at 10:10 pm on Jan 4, 2011

Na hiperligação para a página inicial, eu alterei o que o Sérgio tinha posto, pois ele tinha remetido para outra página.

You don't have permission to comment on this page.