| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Os outros cientistas (Andrija Mohorovicic)

Page history last edited by Rafael Marques 13 years, 4 months ago

 

Outros cientistas que contribuíram para completar o quadro da estrutura interna da Terra

 

     Andrija Mohorovicic não foi o único geólogo que contribuiu para a descoberta das várias camadas constituintes da Terra. Beno Gutenberg e Inge Lehmannm, também ajudaram a completar o quadro da estrutura interna da Terra, como referido na informação abaixo retratada.

 

Vídeo que apresenta as três descontinuidades abordadas neste trabalho

    

 Beno Gutenberg

 

     Nasceu em Darmstadt no dia 4 de Junho de 1889, onde foi um sismólogo alemão que além de ter sido um dos criadores da escala de richter, contribuiu decisivamente para a compreensão da constituição da Terra. Juntou-se à equipa do Geophysical Institute, que tinha sido recentemente criado por Emil Wiechert, e terminou os estudos superiores na Universidade de Göttingen. Durante a Primeira Guerra Mundial, Gutenberg serviu como meteorologista do exército alemão, onde foi ferido. Mais tarde, direccionou a sua atenção e os seus estudos para o interior da Terra e em 1913 descobriu, através da análise da propagação de ondas sísmicas, uma descontinuidade que assinala a fronteira entre o núcleo e o manto terrestres. A essa descontinuidade foi dado o nome de Descontinuidade de Gutenberg. O sismólogo alemão viria ainda a descobrir a camada hoje conhecida por Astenosfera. Faleceu em Pasadena, a 25 de Janeiro de 1960, com 70 anos de idade.

 

 

Fig.23- Beno Gutenberg 

 

 

  • Descontinuidade de Gutenberg

     

     A descontinuidade de Gutenberg é uma das camadas da terra, esta separa o manto do núcleo. Esta camada separa o manto inferior do núcleo externo, a cerca de 2883 km de profundidade, a partir deste limite as ondas S deixam de se propagar, pois o núcleo externo é líquido e as ondas P diminuem sua velocidade.

 

 

 

  • Beno Gutenberg e Charles Francis Richter

 

     Com a ajuda de Charles Francis Richter, Gutenberg desenvolveu parâmetros para medir a Intensidade dos terramotos, na escala de Richter, o último nome do seu parceiro. Gutenberg descobriu que a camada da crosta terrestre, hoje é chamada de Astenosfera. A interface entre a Astenosfera e a Endosfera é também chamada de Descontinuidade de Gutenberg.

     Na sua carreira Gutenberg escreveu no total, cerca de trezentos artigos e livros. Ganhou muitos prémios em vários países. Aposentou-se em 1958 e passado dois anos morreu de uma pneumonia que seguiu uma simples infecção de influenza.

 

 

 

 Fig.22- Charles Francis Richter 

      

     Como está referido no texto relativo a Beno Gutenberg, este cientista foi um dos criadores da escala de Ritcher, mas teve a ajuda de  Charles Francis Richter, um outro cientista que ajudou a descobrir e determinar a magnitude dos sismos com uma escala. A cooperação entre

estes dois cientistas teve como objectivo a criação de uma escala que quantificasse a grandeza dos sismos (escala de Richter), usada pela 1ª vez em 1935, por Charles Ritcher. Ambos trabalhavam no California Institute of Technology (Caltech).    

Gutenberg e Charles Richter bem como anteriores cientistas, foram desenvolvendo esta escala actual, mas Charles Richter é que conseguiu comprovar que esta escala resultava mesmo para determinar a magnitude dos sismos.

 

 





            

Fig.20- Escala de Richter

 

 

 

 

 

      Fig.21 - Descontinuidade de Gutenberg 

 

 

 

   

                       

   Inge Lehmann

 

      Nascida no dia 13 de Maio de 1888, foi uma especialista dinamarquesa em geofísica. Analisou os sismos para demonstrar que o núcleo interior era sólido e não constituído por líquido em fusão, como haviam anteriormente pensado os cientistas. Descobriu-se também que para além das descontinuidades existentes nas camadas interiores da Terra, já descobertas por Andrija Mohorovicic e Beno Gutenberg, existe uma que separa o núcleo externo (líquido) do núcleo interno (sólido) e que também contribui para a refracção e aumento da velocidade das ondas P emitidas para o interior da Terra. A esta descontinuidade deu-se o nome de Descontinuidade de Lehmann, em sua honra. Faleceu no dia 21 de Fevereiro de 1992.

   

  • Medalha Inge Lehmann:

 

    A Medalha Inge Lehmann é uma recompensa científica concedida pela União Geofísica Americana. A distinção é conferida para honrar contribuições relevantes à compreensão da estrutura, da composição, e da dinâmica do manto e do núcleo da Terra.

      A medalha foi instituída em 1997 em homenagem à sismóloga dinamarquesa Inge Lehmann (1888-1993) pelas suas contribuições à pesquisa do manto e do núcleo interno da terra.

 

  • Descontinuidade de Lehmann:

 

     A descontinuidade de Lehmann corresponde à zona de transição entre o núcleo externo e o núcleo interno, à profundidade aproximada de 5 150 km. Esta transição deve-se essencialmente à diferença entre as duas zonas do núcleo, sendo que o material do núcleo externo se encontra no estado líquido, ao passo que, o núcleo interno é sólido. Esta diferença foi detectada pela sismóloga dinamarquesa Inge Lehmann, ao reparar que havia registo de ondas P nos sismogramas, na zona onde supostamente estas não se propagariam. Assim se colocou a hipótese de que uma zona do núcleo teria que ser sólida. A hipótese de Lehmann foi confirmada em 1970 por novos dados sismológicos.

 

 

  

Fig.24 - Inge Lehmann

 

                                           

               Fig.25- Estrutura interna com as três descontinuidades mencionadas 

 

 

     Estes geofísicos, particularmente Andrija Mohorovicic, contribuíram substancialmente para o desvendar da estrutura interna da Terra. Muito daquilo que se sabe hoje do interior do nosso planeta deve-se a estes cientistas e às suas descobertas, que foram um grande contributo para o avanço científico.   

 

 

YouTube plugin error  

Vídeo relativo à estrutura interna.

 

Voltar à página Andrija Mohorovicic



Comments (16)

Ana Beatriz Almeida said

at 9:14 pm on Dec 6, 2010

Alteração suplementar: A frase " Voltar à página Andrija Mohovicic " um pouco mais pequena para ficar mais estético.

Ana Beatriz Almeida said

at 9:22 pm on Dec 6, 2010

Ainda coloquei ligações externas, com aspectos relevantes dos cientistas Inge Lehmann e Charles Francis Richter.

Ana Beatriz Almeida said

at 9:28 pm on Dec 6, 2010

E algumas alterações estéticas...

sergiobenfiquista@hotmail.com said

at 10:38 am on Dec 9, 2010

Coloquei a imagem que tem como legenda "escala de richter" e fiz algumas alterações estéticas.

Marta Pinto said

at 7:38 pm on Dec 9, 2010

Corrigi as palavras :
nao- não
Ritcher- Richter
constituido- constituído
fusao- fusão
nucleo- núcleo

jp.johny@... said

at 12:18 am on Dec 11, 2010

pus alguns parágrafos, no texto do Beno Gutenberg, para ser mais fácil a sua compreensão :b

jp.johny@... said

at 12:25 am on Dec 11, 2010

corrigi a palavra - inge lehman letra minúscula passei para maiúscula Inge Lehman.

Rita said

at 4:53 pm on Dec 11, 2010

Alterei a frase:
"Muito daquilo que se sabe hoje do interior da Terra .."para "Muito daquilo que se sabe hojo do interior do nosso planeta"

Rita said

at 4:55 pm on Dec 11, 2010

Alterei "cientifico" para "científico".

jp.johny@... said

at 8:25 pm on Dec 11, 2010

estruturei melhor o útimo texto, o último de todos :D

Marta Pinto said

at 11:48 pm on Dec 11, 2010

corrigi uma palavra

Renato Vinha said

at 11:51 am on Dec 12, 2010

corrigi algumas palavras e também a nível do português para ficar mais explícito

Sara said

at 7:46 pm on Dec 12, 2010

Fiz alterações estéticas, corrigi alguns erros e modifiquei algumas frases.

Sara said

at 7:56 pm on Dec 12, 2010

Mudei a frase "Voltar à página Andrija Mohovicic" para "Voltar à página Andrija Mohorovicic".

Elodie Esteves said

at 10:00 pm on Dec 14, 2010

Formulei uma pequena introdução nesta página, e introduzi o vídeo sobre as 3 descontinuidades :)

Ana Beatriz Almeida said

at 6:09 pm on Dec 16, 2010

Coloquei o vídeo da estrutura interna dos planetas, pois não sabia se já tinha colocado alguma alteração relevante...

You don't have permission to comment on this page.